Minha trajetória no mundo dos livros

Minha trajetória no mundo dos livros
Zwei Arts

Exposições

Minha trajetória no mundo dos livros
Marisa Garcia de Souza

A artista do livro Marisa Garcia de Souza apresenta a exposição solo “Minha trajetória no mundo dos livros” a partir do dia 21 de setembro de 2019 [sábado], 11h, na Casa Contemporânea, na Vila Mariana. Com curadoria de Marcelo Salles e texto crítico de Fabiola Notari, a mostra conta com 30 obras/livros produzidos pela artista carioca radicada em São Paulo.

A sua primeira individual vai revelar o percurso pelo mundo da encadernação, com ênfase nos contemporâneos. Sua formação clássica traz uma pequena mostra desde os trabalhos iniciais chegando até ao livro de artista. Ela já participou em mais de uma dezena de coletivas no exterior, como Itália, França, Canadá, Suíça e Estados Unidos.

Diversas técnicas podem ser vistas na mostra, assim como a alemã (com Ernesto Berger); “plats rapportés” (com Godelieve Dupin de Saint-Cyr); encadernação flexível (com Sün Evrard); encadernação de restauração (com Kathy Abbott); “Link” (com Sol Rébora) e lombada-fora (com Pénélope Guidoni).

Sobre a artista 

Marisa Garcia de Souza nasceu, em 1954, no Rio de Janeiro/RJ. Trabalha e vive em São Paulo/SP. Seu primeiro encontro com a encadernação foi nos anos 60, aos 12 anos. Retoma o contato e o interesse com o ofício ao terminar a Faculdade de Letras.

Depois de uns anos de formação no Rio foi para a Europa, aprofundar seus conhecimentos, fazendo cursos na Escola de Artes Aplicadas do Vésinet – AAAV, com a professora a Sün Evrard, que a guiou, aconselhou e introduziu ao mundo da encadernação de arte contemporânea e do livro de artista.

Teve como professores Godeliève Dupin de Saint-Cyr, Paula Gourley, Annie Persuy  e Hélène Jolis. E mais recentemente David Sellars, Dominiq Riley, Kathy Abbott, Sol Rébora e Pénélope Guidoni. É membro da Association des Amis de la Reliure d’Art (ARA), seções França; da associação britânica Designer Bookbinders e da norte-americana American Guild of Bookworkers.

Fez parte, como convidada, do grupo “Les Pages Bien Gardées” e “Tomorow’s Past”, que lançaram, em 2001, os fundamentos de uma concepção inovadora para a encadernação do século XXI.

No Rio, em 1992, instalou seu ateliê próprio onde trabalhou durante vinte e cinco anos atendendo colecionadores, bibliófilos e instituições. Nessa mesma época,  conheceu o mestre-encadernador Ernesto Berger, que a apresentou às técnicas alemãs. Em 1995, fundou a firma “Palmarium Encadernações de Arte”, juntamente com Cristina Viana Tenenbaum e Isabel Corrêa do Lago. Em 2005, se afasta da firma para se dedicar a aulas, projetos especiais e consultorias dentro do mundo das artes dos livros atividades onde se mantém ativa até hoje.


SERVIÇO

“Minha trajetória no mundo dos livros” de Marisa Garcia de Souza

mostra de encadernação clássica/contemporânea [30 obras]
abertura: 21 de setembro de 2019 [sábado], 11h
período: 24 de setembro a 26 de outubro de 2019

[terça a sexta, 14h-19h. sábado, 11h-17h]

quanto: grátis
classificação: livre

Assessoria de Imprensa: Marmiroli Comunicação | marmiroli.com