O nome das coisas

O nome das coisas
Zwei Arts

Exposições

O nome das coisas

Exposição de livros de artista e livros-objetos produzidos por 11 artistas mulheres durante o ano de 2019. Este é o resultado das conversas e proposições do grupo de estudos Livros de artistas, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos, coordenado por mim, curadora dessa mostra, Fabiola Notari.

Os livros de artista são objetos de arte que fazem questionar a estrutura, a linguagem e o meio do livro em diálogo com outros objetos do cotidiano, cujo significado é atribuído pelo próprio observador por meio das linguagens artísticas.

Cada livro de artista e livro-objeto exposto apropria-se dessas linguagens, entre elas a poesia visual, as artes gráficas, as artes manuais, a pintura e a instalação para assim potencializar uma de suas características mais evidentes, a transdisciplinaridade. São apresentados diferentes formatos, desde miniaturas, passando por outros tamanhos e diversos suportes que ocupa prateleiras, mesas, paredes e cantos.

Dobras, cortes, costuras… modos de manusear que permitem vivencias com o livro para além de sua história e reconhecida função. Como o próprio título já anuncia, o nome das coisas, essa é uma de nossas necessidades vitais, entender o mundo, nomeá-lo e compartimentá-lo para assim poder estudá-lo e acessá-lo. No caso do livro de artista fazemos a mesma coisa. No entanto, nele há a possibilidade de ser tantas coisas, o faz com que esteja em constante transmutação, de algo carnal para algo experimental.

Temos na memória, diferentes livros, os quais são associados a lugares e pessoas. Nesse movimento constante entre os tempos, a memória nos ajuda na leitura. Como proposta, as artistas teriam como possibilidade de diálogo o poema Teoria básica dos objetos invisíveis I, de Bobby Baq, assim extravasando os contornos do poema, o livro, torna-se o próprio fazer artístico.

Afinal, o que é o livro de artista? Responda você na experiência de estar, vivenciar e possuir esses livros em suas mãos e olhos.

Abertura: 9 de novembro de 2019, das 11 às 17 horas
Visitação: de 12 de novembro a 14 de dezembro de 2019 | de terça a sexta das 14h às 19h | sábado das 11h às 17h.
Conversa com as artistas: 14 de Dezembro de 2019, sábado das 15h às 17h.