Exposição C.ASAS

Exposição C.ASAS
Zwei Arts

Núcleo de Livros de Artista

Exposição C.ASAS: Livros de artista / livros-objetos

No Brasil, nos últimos anos, o livro de artista começou a ganhar mais visibilidade, sendo protagonista de diversas exposições em museus, galerias, feiras de arte e de publicação independente. No entanto, ainda se trata de um tema pouco conhecido pelo público em geral.

É do desejo de promover o alcance e o acesso mais amplo a essa rica forma de expressão da arte – e de divulgar o grupo de estudos como local de trocas poéticas e de práticas artísticas – que nasceu a exposição C.ASAS.

Em um espaço preparado para propiciar o diálogo entre artistas e visitantes, estão expostos dezoito livros de artistas produzidos durante o ano de 2021, resultados de reflexões em torno do tema casa durante os encontros do Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos, que faz parte do programa de cursos da Casa Contemporânea (espaço cultural multidisciplinar localizado no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo).

A exposição tem a curadoria da artista visual e pesquisadora Fabiola Notari (Peruíbe-SP), que também apresenta seu trabalho ao lado de 17 artistas participantes do grupo. São eles: Ana Cris Rosa (Itú-SP), Célia Alves (São Paulo-SP), Celso Honório (Rio de Janeiro-RJ), Clarice Vasconcellos (São Paulo-SP), Clarissa Camargo (São Paulo-SP), Claudia de Souza (Jacareí-SP), Cris Marcucci (Campinas-SP), Cristina Bottallo (São Paulo-SP), Irene Guerreiro (São Paulo-SP), Leda Lucas (Porangaba-SP), Lídice Salgot (Piracicaba-SP), Maíra Carvalho (Piracicaba-SP), Paula Neves (Lisboa-Portugal), Pedro Kubitschek (Belo Horizonte-MG), Renata Danicek (São Paulo-SP), Sandra Lopes (São Paulo-SP) e Sílvia Ferreira (Campinas-SP). O texto crítico-poético é de Graziela (Jaboticabal – SP/Praga-República Tcheca).

É a primeira vez que essa produção será exibida ao público. Com os trabalhos dispostos em módulos pelo espaço do hall da UNIBES Cultural, a exposição permitirá uma imersão pelos livros, pois eles poderão ser manipulados. O convite a esta experiência já se inicia na entrada da exposição, quando os visitantes são convidados a vestir luvas.

Os livros expostos desejam oferecer ao público repertório imagético e poético para a melhor compreensão da arte contemporânea, mais especificamente para o entendimento do livro de artista como prática artística, expandindo assim a noção dos limites e finalidades de seu formato, sua história, sua plástica e sua linguagem.

Para os artistas da exposição, a casa, múltipla em suas possibilidades, é: morada, proteção, ninho, abrigo, letra, experiência, silêncio, família, raízes, memória(s), histórias, estórias, coletivo, corpo, T/terra … e para você? O que significa casa? Como ela se configura? Como ela se desfigura? Como expressá-la em livro (de artista)?

Abertura: 28 de julho, Quinta-feira, das 18:00 às 20:00
Conversa com artistas e curadora: 28 de julho, Quinta-feira, das 18:00 às 19:00


SERVIÇO

Exposição C.ASAS – livros de artista / livros-objetos
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré)
Período: 29 de julho a 29 de setembro de 2022
Horário: terça a domingo das 12h às 20h
Entrada gratuita

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

É necessário apresentar o comprovante de vacinação para ingressar na sede da Unibes Cultural:
– São válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos
governos federal, estadual e/ou municipal);
– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina.
– Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.