Coordenação: Profª. Ms. Fabiola Notari
O Grupo de Estudos “Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos” pretende desenvolver pesquisas nas suas diversas linguagens expressivas paralelamente a leituras e reflexões sobre a presença do livro de artista na Arte Contemporânea. A forte presença do livro nas suas questões de materialidade, desde matéria-prima, como pedra, argila, tecido, pergaminhos, papéis até processos de reprodução fotográficos e digitais, incluindo gravuras, técnicas híbridas, fotografias e gravura experimental, etc.
Entre os objetivos destaca-se o estímulo à produção artística aliada a leituras e reflexões sobre o assunto: o livro, o tempo, a memória, o esquecimento.
“Pegar um livro e abri-lo contém a possibilidade do fato estético. Que são as palavras impressas em um livro? Que significam esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. Que é um livro, se não o abrimos? É, simplesmente, um cubo de papel e couro, com folhas. Mas, se o lemos, acontece um coisa rara: creio que ele muda a cada instante” (BORGES. Cinco Visões Pessoais, 1985, p. 11)
Em 2013, este grupo fazia parte das atividades da Fundação Ema Klabin a orientação da Profª. Drª. Luise Weiss e assistência da Fabiola Notari e Marília Lourenço. No primeiro semestre de 2014 suas atividades mudaram de endereço, aconteceram no espaço da Associação Jatobá de Artes Visuais (AJA) na Vila Madalena.
Desde o 2º semestre de 2014 os encontros do grupo de estudos acontecem no ateliê da Casa Contemporânea na Vila Mariana com orientação da Profª. Me. Fabiola
Objetivos:
– Desenvolvimento de livros de artista a partir de provocações;
– Aulas de encadernação;
– Desenvolvimento de projetos.
– Discussão de conceitos e bibliografia.
Horário: 3ª feira, das 10h30 às 13h30
Apresentação Geral: 24/02
Grupo I: 10/03 | 14/04 | 12/05 | 09/06
Grupo II: 24/03 | 28/04 | 26/05 | 23/06
Encerramento do semestre: 07/07