Workshop Fotografia: Processos Alternativos, com Suzana Boccacino

Workshop Fotografia: Processos Alternativos, com Suzana Boccacino
Zwei Arts

O objetivo deste workshop orientado por Suzana Boccacino, pesquisadora de processos fotográficos artesanais do século XIX e autora da pesquisa “À procura de uma imagem” é transmitir o conhecimento através das experimentações dos processos fotográficos do século XIX, situando-os na história.

Estes métodos serão explorados pelos participantes, utilizando a técnica da  goma bicromatada, construindo os papéis fotográficos como se fazia naquela época. 

A partir destes materiais e técnicas adquiridos nas aulas, cada aluno irá elaboraŕ através da sua criatividade um trabalho pessoal com todas as possibilidades que este processo permite. 

Material (necessário para cada inscrito) : 

  • Papéis de boa qualidade e resistentes à água, podendo ser da marca Canson ou importados como D’Arches, Fabriano ou outros de pH neutro.
  • pincel de cerdas rigidas, do tipo trincha
  • uma bacia plastica retangular
  • 2 ou 3 espátulas ou pás
  • aquarela de boa qualidade (cores primárias)
  • copinho plastico descartável de café
  • três frascos plasticos escuros pequenos de 300ml. 
  • três pincéis largos de cerdas macias de boa qualidade.
  • Vidro de boa qualidade temperado no tamanho (25X30cm).
  • Uma prancheta do mesmo tamanho do vidro ou papel Paraná.
  • Quatro presilhas de pressão, ou dois pedaços de elástico.

Carga Horária: 9 horas

Datas: 19, 20 e 21/01/2016, de terça a quinta-feira, das 14h às 17h.

Investimento: R$ 350,00 com material químico incluso (Kit de goma arábica e bicromato de potássio). 

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337-3015.

Sua participação será confirmada mediante depósito bancário. Informaremos os dados após recebimento da ficha de inscrição.

 

CURRICULO BREVE

Suzana Boccacino é natural de São Paulo, formada em Pedagogia. Iniciou a trajetória na fotografia na Escola Imagem Ação em 1980. 

Desenvolveu trabalhos pessoais em pesquisa de processos alternativos, do século XIX e outros. Em 2004 realizou exposição no CDC Cultural do RJ, sobre estes processos que pesquisa com o título; “À Procura de uma Imagem”, esta mesma exposição, também no CDC Cultural em SP em 2005 e depois no Museu de Joinville, neste mesmo ano. Em 1999, realizou á exposição “Persona”,no Banco Itaú Personallité, de Moema. Participou de outras mostras coletivas. Em 2012 exposição “As Cidades”, na Galeria Arte Aplicada. 

Atua na área de fotografia de produtos, still de alimentos, e de metalúrgicas. Desenvolve trabalho em estampas para tecidos, onde utiliza os processos que pesquisa. Ha Alguns anos fotografa obras de artes de artistas para montagem de portifólios. Na área de fotografia social, tem fotografado vernissages e mettings empresariais.

Ministra aulas de fotografia em processos alternativos, Básico e Linguagem Fotográfica.