A Imagem em Questão, com Marco Giannotti e Eurico Lopes

A Imagem em Questão, com Marco Giannotti e Eurico Lopes
Zwei Arts

O curso pretende analisar questões fundamentais para a produção contemporânea. Aspectos temporais, indagações técnicas e conceituais estão imbricados com a prática artística. No total de 4 aulas os alunos serão estimulados a pensar, produzir, escrever e falar sobre sua produção.

Datas e horários: 02/08, 09/08, 16/08, 23/08. Das 19 às 22h.

Investimento: R$ 380,00

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337-3015.


Programa

I . O museu imaginário
II. O lugar do observador
III. Técnica e poética
IV. Pintura contemporânea e Encerramento das aulas


Sobre Prof. Dr. Marco Giannotti

Artista, Professor do Departamento de Artes Plásticas da USP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988), Mestrado em Filosofia pela FFLCH/USP (1993), Doutorado em Artes Plásticas em (1998), Livre-Docência em Artes/ 2005 pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Livre-Docente A3, obteve progressão na carreira junto ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi em 2013-2014 Presidente da Comissão das Relações Internacionais da ECA/USP – CRInt. Área de Atuação: Artes, Desenho, Pintura, Fundamento e Crítica da Arte. Professor na Graduação e Pós-Graduação de Artes da ECA. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Área de Concentração: Poéticas Visuais e na Linha de Pesquisa: Processos de Criação em Artes Visuais . Foi editor da Revista ARS de Pós-Graduação do Departamento de Artes Plásticas de 2000 a 2015. Professor visitante da Kioto University no período de março/2011 a março/2012. Pesquisador do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Arte Ásia, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisas Cromáticas ECA/USP. Pesquisador do Grupo Lote, UNESP. Membro colaborador de pós Graduação – CIEBA – Portugal.


Sobre o Prof. Dr. Eurico Lopes

Eurico Lopes:  doutor em artes visuais  na ECA-USP (2012), mestre em artes visuais pela ECA-USP (2005) e formado em artes plásticas pela ECA-USP (2001). Faz parte  do grupo de pesquisa da cor, na mesma instituição. Trabalhou com oficinas de pintura em ateliê e em instituições como colégio São Luis, Collégio das Artes, SESC, Casa do Olhar e na ECA-USP como professor substituto em 2011. Trabalhou também com organização de exposições de artes visuais no projeto Olho-sp, na editora ANNABLUME, na galeria CINESOL  e na AAMAM. Participou de exposições como: I Mostra CCSP, como artista convidado CCSP 2012;  A Pintura em Jogo, MAC-Ibirapuera  2012; Espaços da Cor, Paço das Artes 2011;  Grupo Cor, Paço das Artes 2010; imagens: visões da memória, MUNA 2009; ut picturas diversitas, memorial da américa latina 2007; Oniforma, CCSP  2007;  programa de exposições  MARP 2006; I mostra do programa de exposições do centro MariAntonia 2005; BR2005, galeria Virgilio 2005; Painel ABCA, MAC – Ibirapuera 2004; Outro Lugar, Galeria Virgilio 2004;  28+Pintura,  Espaço Virgílio 2003;  7 Pinturas; Galeria Adriana Penteado Arte Contemporânea 2003; Plano Copan – Projeto Olho SP 2002; IV Mostra do Programa de Exposições do CCSP 2001; Quatro, galeria ZOUK 1999; Na Ramos – Projeto Olho SP 1998;  Arte em Movimento, SESC-pompéia, S.P. 1998.


Referências bibliográficas

ARGAN.G.C. História da Arte como história da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 299p
__________. Arte Moderna Cia das Letra, 1992,  5 edição.

ALBERTI. L.B. On Painting. Yale University Press, 1966 96p.

BAXANDALL.M. Painting & Experience in 15th Century. Oxford Press, 1972, 120 p
____________. Formes de l’ intention. Jacqueline Chambon, 1991 Paris, 180 p

BRITO, R. Neoconcretismo – vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 1999. 112p.

CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. Cosac Naify, 2015, 80 p.
______________. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna 2013,  384 p.

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 675p.

GAGE, J. Colour and culture : practice and meaning from antiquity to abstraction. London: Thames and Hudson, 1993. 335 p.

GAGE, J. Colour and meaning : art, science and symbolism. London: Thames and Hudson, 1999. 320 p.

GAGE, J. A cor na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 238 p.

GREENBERG, Clement. Arte e Cultura – ensaios críticos. Série Temas. São Paulo: Ática, 1996. 232 p.

GIANNOTTI,M. Breve História da pintura contemporânea, Claridade, 2009, 80 p.

GOETHE.J.W.  A Doutrina das Cores. 4 ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2014. 212 p.

MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naify. 2007, 400p.

O’NEILL, J. P.(ed.). Barnett Newman: selected writings and interviews. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1992. 331p.

Pareyson, L. Problemas de estética. Martins Fontes.248p.

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. 200 p.

ROSENBERG.H. Objeto ansioso. Cosac & Naify, 2005, 220 p

SACKS, O. Um Antropólogo em Marte, Companhia das Letras, São Paulo, 1995. 180 p.

SHAPIRO, M. A Arte Moderna. São Paulo: Edusp, 1996. 352 p.
___________. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 360 p.

TASSINARI, A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001. 168 p.