ABRIL A JUNHO DE 2016
SEXTAS-FEIRAS
ABRIL 29
MAIO 06, 13, 20
JUNHO 03, 10, 17, 24
Duração: 8 aulas [2 meses]
Aulas: 3 horas|aula
De 29 de ABRIL a 24 de JUNHO de 2016
Quando: Sextas-Feiras, das 19h às 22h
Total: 24 horas|aula
Certificado: emitimos certificado final de participação na Oficina de Escrita Criativa
Informações e Inscrições: rodrigopetronio@gmail.com
Local: Casa Contemporânea
O tempo torna-se tempo humano na medida em que é apresentado de modo narrativo. Esta afirmação do filósofo Paul Ricoeur define muito bem o papel decisivo das narrativas na formação da cultura humana.
A
Oficina de Narratividade tem o objetivo de abordar algumas das principais teorias narrativas dos séculos XX e XXI. O objetivo é traduzir esses modelos narrativos em exercícios práticos, de modo que os alunos desenvolvam uma narrativa ao longo do curso.
Assim, desde o primeiro encontro, o aluno será estimulado a produzir uma estrutura narrativa ou desenvolver algum projeto prévio. Esta produção será avaliada e orientada pelo professor até o final do curso.
A
Oficina de Narratividade articula duas perspectivas: Construções da Narrativa e Narrativas da Desconstrução. O primeiro trata de diversas modelos e técnicas para construir narrativas: Mitologia, Teoria Arquetípica, Narratologia e Análise Estrutural das Narrativas. O segundo se baseia em teorias de desconstrução das narrativas clássicas: a Metaficção e as Teorias Pós-Estruturalistas e Desconstrucionistas.
O curso se concentra em elementos fundamentais das estruturas narrativas. Nesse sentido, pode fornecer instrumentos para lidar com todas as expressões que lidem com a narratividade: cinema, literatura, televisão, publicidade, dramaturgia, HQ ou outras manifestações que partam de premissas narrativas para organizar os dados da realidade.
Além disso, todas as teorias serão ilustradas com exemplos extraídos do cinema, da literatura, da dramaturgia e das artes em geral. Assim é possível visualizar concretamente sua aplicação.
A
Oficina de Narratividade é resultado de mais de 10 anos de experiência do professor Rodrigo Petronio, ministrando oficinas de escrita e como professor de pós-graduação de Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP.
Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de dezenas de obras. Doutor em Literatura Comparada [UERJ]. Formado em Letras Clássicas [USP], tem dois Mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP] e em Literatura Comparada [UERJ]. Atualmente é professor da pós-graduação dos cursos de Argumento e Roteiro e de História da Arte da FAAP. Criou e coordena a Oficina de Escrita Criativa e o Curso Livre de Filosofia na Casa Contemporânea. Há quinze anos ministra oficinas e cursos livres em diversas instituições como a Casa do Saber, a Fundação Ema Klabin, o Sesc e o Museu da Imagem e do Som [MIS], onde criou e coordenou o Centro Interdisciplinar de Narratividade. Cofundador do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema [AIC], foi professor e coordenador deste curso por quatro anos. Atua no mercado editorial há vinte anos. Há quinze anos colabora regularmente com diversos veículos da imprensa, sendo atualmente colunista da revista Filosofia e colaborador regular dos jornais Valor Econômico, O Estado de S.Paulo e O Globo. Publicou centenas de artigos, resenhas e ensaios em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio. Tem poemas, contos e ensaios publicados em revistas nacionais e estrangeiras. O livro Pedra de Luz foi finalista do Prêmio Jabuti [2006]. A obra Venho de um País Selvagem recebeu o Prêmio Nacional ALB|Braskem [2007], além de ser contemplada com o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional [2009].
Currículo Lattes:
lattes.cnpq.br/7536475464385205
Contato: rodrigopetronio@gmail.com