A Volúpia da Cor, Lourdes Colombo

A Volúpia da Cor, Lourdes Colombo
Zwei Arts

Exposições

A Volúpia da Cor
Lourdes Colombo

A Casa Contemporânea apresenta a exposição A Volúpia da Cor, individual de Lourdes Colombo, a partir de sábado, 27 de maio de 2023. A mostra tem curadoria de Marcelo Salles e fica em cartaz até 24 de junho de 2023.

“Para esta exposição que marca o retorno da artista Lourdes Colombo ao circuito de exposições (de forma individual), o foco são suas pinturas recentes de caráter, digamos, abstratas. A criação de um diálogo com sua produção anterior, todavia, é necessária para percebermos as muitas camadas que estão presentes numa obra de arte contemporânea.

[…]

O hiato que se abate sobre a carreira de artistas mulheres, exatamente como interrupção de uma continuidade esperada, é muito comum em nossa sociedade. Que artistas como Lourdes Colombo retomem sua trajetória sem abrir mão da coerência e do respeito por sua arte seria, por si só, louvável. Quando fazem isso de uma maneira onde estética e engajamento andam juntas, nosso olhar deve retardar o tempo presente para permitir ao pensamento que ele se conecte com as sensações e experiência que, porque não? – podem ser prazerosas.”

Marcelo Salles

SOBRE LOURDES COLOMBO

blankLourdes Colombo nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. É formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e teve aulas de pintura com Carlos Fajardo, Leda Catunda e Sergio Romagnolo; de arte e tecnologia com Lucas Bambozzi e Fernando Velásquez, e é integrante, desde 2019, do InPróprio, grupo de pesquisa e produção em arte contemporânea, orientado por Marcelo Salles, na Casa Contemporânea.

No seu trabalho pesquisa as relações da mulher na sociedade como vaidade, identidade, sedução e o corpo, para tanto utiliza a linguagem da performance, fotografia, vídeo, instalação e pintura.

Realizou exposições individuais no Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (2018); Centro Cultural São Paulo CCSP (1999); Casa do Sertanista – SP (1998); Capela do Morumbi – SP (1996); e no Itaú Galeria Penápolis – SP (1995); além de coletivas na Casa Tato (3ª Ed.), Casa Contemporânea (2021), Galeria Marília Razuk (2018), MAC USP (2003 e 1999) e no Centro Cultural FIESP SP (2000). Possui obras no acervo MAC USP e no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul.

SERVIÇO 

Exposição A Volúpia da cor, individual de Lourdes Colombo

Abertura: Sábado, 27 de maio de 2023, das 11h às 17h

Visitação: 30 de maio a 24 de junho de 2023
De terça a sexta-feira, das 14h às 19h
Sábado, das 11h às 17h

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Local: Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 – Vila Mariana, São Paulo (SP) – 04021-020


CRÉDITOS

Realização: Casa Contemporânea

Curadoria: Marcelo Salles

Produção Executiva: Marcia Gadioli
Comunicação Visual: Daniel Banin
Montagem: Marcio Barbosa da Silva
Assessoria de Imprensa: Ivi Brasil
Assistência de Produção: Lara Stasiak
Fotografias: Hector Guinez