Viagem imóvel

Viagem imóvel
Zwei Arts

Exposições

Viagem imóvel
Individual de Anita Colli

A Cerâmica data da Pré-história. Casualmente se descobriu o processo do endurecimento do barro pelo fogo. De lá pra cá, ganhou muitas utilizações e funções: potes para armazenar alimentos, tijolos, revestimentos para paredes e pisos, indústria elétrica, odontologia e até materiais biocerâmicos na substituição de articulações do corpo humano. Mas o que mais vai nos interessar neste momento é a construção básica de uma peça utilitária em cerâmica: copos, pratos, potes etc. A partir dessas técnicas, podemos construir outros objetos e esculturas.

Nos encontros, produziremos peças utilizando técnicas como o pinch pot, o acordelado e a placa, com ajuda não só das mãos mas de ferramentas também. Além disso, esmaltaremos o que for produzido a pincel, explorando cores lisas e maiolica.

Participe e conheça mais sobre o material, as técnicas e ferramentas utilizadas na produção das peças com a argila que podem assumir as mais diversas formas.

Sobre a artista

Anita Colli, reside e trabalha em São Paulo. Formada em medicina, atuou como professora universitária. Com 57 anos, iniciou aprendizado em arte trabalhando com diferentes técnicas e suportes até 2015 (Ateliê de Artes Plásticas do Clube Paineiras do Morumby). Recebeu orientação em arte contemporânea, de 2011 a 2016, no Ateliê ContempoArte. Participa do grupo de estudos Sem Nome (Por Enquanto), na Casa Contemporânea, desde 2016. Participou de exposições individuais e coletivas.

Trabalha na construção de estruturas tridimensionais utilizando materiais descartados. Pesquisa a transformação de elementos familiares do cotidiano doméstico e laboratorial em volumes e formas com novos significados propiciando reflexões sobre tempo, consumo, comportamento e tecnologia.

Sobre SELMA FUKAI

Artista Visual. Trabalha a Pintura e a Escultura. Formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. Passou por vários ateliers. Explora o fazer, a manualidade da argila ao mesmo tempo em que se interessa pela pesquisa na formulação de esmaltes cerâmicos balanceados e de cinzas orgânicas. Já na pintura, o interesse é como se comportam as cores e formas entre si, num trabalho limpo e silencioso. Ministra cursos e oficinas em seu Atelier em Santos e em algumas instituições. Participa do grupo de estudo artístico Sem Nome (por enquanto) da Casa Contemporânea. Realizou exposições coletivas e individuais.

Os trabalhos finais serão entregues após 2 ou 3 semanas após o término dos 2 encontros .

Realização: Casa Contemporânea
Local: Rua Capitão Macedo, 370, Vila Mariana, SP
Investimento: R$ 550,00 (com material incluso)
Data dos encontros: 13 e 27 de agosto de 2025
Horário: 15h às 17:30h

Público: Voltada a principiantes e interessados no assunto.