Oficinas
Núcleo de Livros de Artista
com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

“Como cada um de nós era vários, já era muita gente. Utilizamos tudo o que nos aproximava, o mais próximo e o mais distante.” (Gilles Deleuze e Felix Guattari)
Quando nos referimos ao livro temos uma dimensão incomensurável de questões, sejam elas históricas, sociais, culturais e econômicas, onde conceitos revolucionários aconteceram e estão presentes na história da humanidade. Considerar a história e evolução do livro da produção dos escribas à página impressa, dos formatos rolo ao códice, grandes ao de bolso e ao e-book são algumas considerações a respeito. Entre outras reflexões sobre o livro, temos a biblioteca e todo um sistema de comunicação e códigos de linguagem onde a construção de uma verdadeira arquitetura de espaços-páginas-cinema acontece. O livro, fluxo contínuo de um sistema quanto a sua anatomia e portabilidade, nos torna pesquisadores atentos entre descobertas de sentidos, formas, marcas, vestígios e materialidades. É neste espaço, neste vão entre que o artista-pesquisador atua sobre o livro de artista com toda sua intensidade poética, refletindo e ampliando novas percepções do universo livro.
Evidenciando e revelando espaços de vivência, o Núcleo de Livros de Artista, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Fabiola Notari, desponta em 2018 com experiências compartilhadas e compostas por um grupo heterogêneo de artistas e pesquisadores, cujo deslocamento abre caminho para questionamentos onde diferentes áreas do conhecimento são abordadas, tendo como exercício de discussão o livro de artista. É com este espírito de multiplicidade que Fabiola Notari criou o Núcleo de Livros de Artista. Um grupo heterogêneo formado por artistas e pesquisadores voltados para as reflexões, estudos e produção de livros de artista, sempre explorando as potencialidades destas publicações e os paradoxos de um meio tão plural de criação artística.
A diversidade é a principal característica da atuação dos artistas envolvidos com o Núcleo, diferentes produções que vão do livro-objeto artesanal à produção de tiragens em pequena e média escala a partir de mecanismo e maquinário de impressão digital, diferentes opiniões, como a preferência em produções de peças únicas ou a importância da tiragem de uma publicação artística, são aspectos que levam às reflexões e ampliam de forma infinita os limites do livro de artista e de sua publicação artística. Assim, o Núcleo vem atuando em diversas frentes, através de ações diretas ou em parceria com instituições e espaços voltados para o pensamento e a produção artística contemporânea.
“…a edição artística teve o poder efetivo de propor uma forma inédita de erudição, verbo-visual à cultura, espaço simbólico maior que a arte.” (Paulo Silveira)
AÇÕES E ATIVIDADES DO NÚCLEO
- Aulas, palestras, oficinas e grupos de estudo;
- Artigos e ensaios publicados em meios impressos ou digitais;
- Publicações artísticas coletivas e individuais;
- Organização de exposições e eventos voltados ao livro de artista;
- Promoção e coleção de leituras e traduções intersemióticas de livros de artista;
- Participação em feiras de editoras independentes e de arte.
Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram
ARTISTAS-COORDENADORAS
Fabiola Notari é artista visual, pesquisadora e professora. Pós-doutora em Comunicação e Artes na Área de Media Artes na Faculdade de Artes e Letras, unidade LabCom, da Universidade da Beira Interior (Portugal). Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP). Mestre em Poéticas Visuais (FASM/ASM). Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou de 2012 a 2020. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, fotografia e publicações independentes – e há alguns anos pesquisa curadoria de livros de artista. É co-fundadora do Instituto Angelim. Organização da sociedade civil que promove ações através da educação, arte, cultura e cidadania para incentivar a equidade de gênero na economia produtiva do país.
+ www.fabiolanotari.com
Marisa Garcia de Souza, carioca, encadernadora profissional há trinta e cinco anos. Atualmente em São Paulo, dedica-se à área da Encadernação-de-Arte – sua paixão! – e às diversas artes ligadas ao livro. Publica edições de arte através de sua editora Edições do Balão.
ARTISTAS-INTEGRANTES (desde 2020)
Gisele Asanuma
É artista visual, pesquisadora das dobras da língua, investiga modos de registros de narrativas das mais diferentes espécies, na junção entre palavra e imagem: tentativas de agarrar experiências e fazê-las durar no tempo e transitar pelas intensidades. Doutora pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP); Mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) e formação em Artes Visuais pela Escola Panamericana de Artes. Dedica-se à prática clínica e proposições artísticas relacionadas a livro de artista, memórias e correspondências poéticas, xilogravura, bordado, práticas de escrita, fotografia e derivas artísticas pela cidade de São Paulo. Propõe ações, oficinas e cursos com seu Grupo de Experimentações Poéticas e Políticas do Sensível (GEPPS) e também coordena grupos de estudos de escrita criativa, de idosos com trabalhos corporais e artísticos.
+ Instagram
Julian Campos
É artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado e cerâmica, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o grupo de pesquisa e produção em Bordado Livre e seus diversos suportes – Entre Pontos. Ministra oficinas e cursos na rede Sesc-SP e em outros centros culturais. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.
+ www.juliancampos.com.br
+ Instagram
Léia Izumi
Artista formada em Educação Artística pelo Instituto de Arte da UNESP. Cursou como aluna especial o Curso de Processos Artesanais Fotográficos, programa de pós-graduação, UNESP. Trabalha com técnicas de gravura, dentre elas: linoleogravura, ponta seca e xilogravura. Participou das seguintes exposições: Ocupação Gravura s.f., na O.C. Oswald de Andrade; Ocupação Artística no Coletivo 57; Primeiras Impressões na Oficina Cultural Oswald de Andrade; Autorretrato na BIA; Gueixa: A Arte de Ser Vir. Atua também como Gerente de Projetos da AkiaKolla Foundation. Continua sua pesquisa gráfica imprimindo no seu próprio parque gráfico.
+ Instagram
Liana Yuri Shimabukuro
É artista visual e atriz formada em Gestão Cultural, licenciatura em Letras e é estudante de Biblioteconomia. Tem especialização em engenharia de papel, com foco em livros pop-ups e livros de artista, tendo sido selecionada pelo edital de Intercâmbio e Difusão do MINC para estudar na OCAC (Oregon College of Arts-Portland – EUA). Faz parte do Núcleo de Livro de Artista, do Grupo Sobrevento de teatro e é idealizadora e artista-educadora no Ateliê Libélula e na Yurigami Arte em Papel.
+ Instagram
Margarida Holler
Vive e trabalha em Jacareí/SP. É artista, professora e pesquisadora com especialização na área Ensino e Aprendizagem da Arte (ECA-USP). Atuou na coordenação de cursos para qualificação de professores na Secretaria de Educação de Jacareí com diversos projetos. Em sua pesquisa artística, parte da reflexão sobre a célula como matriz para construir uma abordagem sistêmica. Seus trabalhos elaboram a ideia de corpo-imagem, considerando os processos de interação, reprodução, fragmentação e deslocamento por meio de diferentes linguagens artísticas.
+ Instagram