Grupo de estudos: narrativas visuais e o fotolivro

Grupo de estudos: narrativas visuais e o fotolivro
Zwei Arts

Grupo de Estudos

Narrativas visuais e o fotolivro
com Eder Ribeiro

O grupo Narrativas Visuais e o Fotolivro, com Eder Ribeiro, se dedica ao acompanhamento de projetos em fotografia com ênfase na produção de fotolivro. Os participantes desenvolverão projetos artísticos pessoais considerando todas as suas etapas: definição do conceito inicial, desenvolvimento e pesquisa de dispositivos formais, tendo como objetivo a produção de uma publicação (fotolivro/fanzine/outros).

As discussões se desenvolvem a partir de um processo de experimentação de meios e linguagens visuais e abordam os seguintes tópicos:

  • conceitualização do projeto em arte visual;
  • ferramentas, dispositivos e materialização;
  • referências e estado da fotografia e do fotolivro no Brasil e no mundo;
  • ferramentas básicas da produção editorial (edição, projeto gráficos, etc.).

A fotografia e a imagem em movimento constituem o meio de referência principal para o desenvolvimento do projeto pessoal, mas o diálogo com outros meios e linguagens (literatura, instalação, imagens pré-existentes, artes gráficas, música, desenho) será parte integrante do processo de criação. Também serão discutidos e elaborados os conceitos de dispositivo e narrativa em fotografia.

Um trabalho paralelo de pesquisa teórica relacionado ao projeto, incluindo a elaboração de texto de reflexão, será uma das ferramentas para o desenvolvimento do projeto prático. Essa pesquisa deverá situar o projeto individual dentro do contexto da fotografia contemporânea, bem como indicar possíveis filiações e referências teóricas e práticas.

Estão previstas ainda visitas às diferentes exposições e instituições relacionadas ao campo das artes visuais e editoriais.

Público alvo: interessados na fotografia (profissionais ou não), artistas visuais, e interessados em geral nos estudos da imagem e das publicações.

Encontros presenciais e com transmissão simultânea via Zoom.

Datas e horários: Quintas-feiras, das 14h30 às 16h30 | 1ª e 3ª semanas de cada mês

 

Sobre Eder Ribeiro

Curador e artista visual brasileiro, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Seus eixos principais de pesquisa são a fotografia vernacular/anônima, e a fotografia contemporânea. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicaçoes ArtsLibris, Barcelona.

Em 2017 criou o projeto esquina de pesquisa curatorial ( Fotografia e além– 2017, A ilusão da casa -2018), do qual é curador e produtor. Atualmente se dedica principalmente à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente.

Em 2020, Eder Ribeiro assina a curadoria da mostra foto-texto, que ocupou a Casa Contemporânea com mais 50 obras de sua coleção de fotolivros, livros de artistas e fanzines nacionais e internacionais. Clique e saiba mais sobre esta exposição.

alter edições

Fundada em 2018, funciona como extensão de projetos curatoriais relacionados principalmente à fotografia. Através de um modo colaborativo, em que os autores são parte integrantes dos processos de elaboração e produção do livro, a alter edições funciona como facilitadora e difusora dessa produção. Próximos lançamentos do selo: O murmúrio da coisas (Denis Santos) e when we left to the moon (Vitor Bossa).

www.eder-ribeiro.com
ederibeiro@yahoo.com.br
@eder_ribeiro_foto
@alter_edicoes