Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza
Zwei Arts

Oficinas

Núcleo de Livros de Artista
com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

O Núcleo de Livros de Artista tem como principal objetivo a produção, difusão e reflexão em torno do universo do livro de artista e das edições artesanais. Com atuação diversificada, o núcleo abrange as atividades do Grupo de Estudos Livros de Artista, livros-objeto: entre vestígios e apagamentos, possui uma programação regular de oficinas e workshops com artistas-pesquisadores nacionais e internacionais, além de promover diversas atividades culturais as quais envolvem artistas e editores com suas publicações independentes.

O núcleo busca ser um espaço físico de trocas teórico-práticas entre os interessados por livros de artista e edições artesanais. Nesse sentido, três aspectos se aproximam: a transdisciplinaridade; a opção por artistas que abordem o livro de artista e seus desdobramentos para além de seus limites; o interesse por repensar as práticas e aplicabilidades de diferentes publicações de artista. O núcleo é coordenado por Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza e encontra-se aberto para novos contatos entre artistas, pesquisadores e interessados em participar deste debate.

Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram: @nucleolivrosdeartista

Sobre as Coordenadoras

Fabiola Notari é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou de 2012 a 2020. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Ambas as iniciativas são apoiadas e realizadas na Casa Contemporânea. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção artística.

www.fabiolanotari.com

É co-fundadora do Instituto Angelim, o qual promove ações através da educação, arte, cultura, economia criativa e cidadania para incentivar a equidade de gênero na economia produtiva do país.

institutoangelim.org

Marisa Garcia de Souza, carioca, encadernadora profissional há trinta e cinco anos. Atualmente em São Paulo, dedica-se à área da Encadernação-de-Arte – sua paixão! – e às diversas artes ligadas ao livro. Publica edições de arte através de sua editora Edições do Balão

Cursos e Grupos de Estudos Online

  • grupo-bolsas

    Propõe diálogos entre o universo das publicações e edições de artista com os conceitos de memória, esquecimento e tempo…

  • grupo-bolsas

    O Entre Pontos – Grupo de estudos e produção em bordado e arte têxtil teve início na Casa Contemporânea em dezembro de 2019 e tem como objetivo o desenvolvimento e acompanhamento…

  • Núcleo de Livros de Artistas – 2021/1

    A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista. O processo vai consistir em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista…

Projetos e Eventos do Núcleo

  • Núcleo Livros de Artista - Quarentena

    O livro “Expandir o presente, criar o futuro” é uma obra coletiva, pensado por dezesseis mulheres de diferentes espaços territoriais, nacionalidades, com culturas e formação profissional diversas.

  • Eventos

    Live – O fator arte no mundo dos livros, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza.