Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza
Zwei Arts

Oficinas

Núcleo de Livros de Artista
com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

“Como cada um de nós era vários, já era muita gente. Utilizamos tudo o que nos aproximava, o mais próximo e o mais distante.” Gilles Deleuze e Felix Guattari

Quando nos referimos ao livro temos uma dimensão incomensurável de questões sejam elas históricas, sociais, culturais e econômicas onde conceitos revolucionários aconteceram e estão presentes na história da humanidade. Considerar a história e evolução do livro da produção dos escribas à página impressa, dos formatos rolo ao códice, grandes ao de bolso e ao e-book são algumas considerações a respeito. Entre outras reflexões sobre o livro, temos a biblioteca e todo um sistema de comunicação e códigos de linguagem onde a construção de uma verdadeira arquitetura de espaços-páginas-cinema acontece. O livro, fluxo contínuo de um sistema quanto a sua anatomia e portabilidade, nos torna pesquisadores atentos entre descobertas de sentidos, formas, marcas, vestígios e materialidades. É neste espaço, neste vão entre que o artista-pesquisador atua sobre o livro de artista com toda sua intensidade poética refletindo e ampliando novas percepções do universo livro.

Evidenciando e revelando espaços de vivência, o Núcleo de Livros de Artista, sob a orientação da Profª. Drª. Fabiola Notari, desponta em 2018 com experiências compartilhadas composto por um grupo heterogêneo de artistas e pesquisadores cujo deslocamento abre caminho para questionamentos onde diferentes áreas do conhecimento são abordadas tendo como exercício de discussão o livro de artista. É com este espírito de multiplicidade que a Fabiola Notari criou o Núcleo de Livros de Artista. Um grupo heterogêneo formado por artistas e pesquisadores voltados para as reflexões, estudos e produção de livros de artista, sempre explorando as potencialidades destas publicações e os paradoxos de um meio tão plural de criação artística.

A diversidade é a principal característica da atuação dos artistas envolvidos com o Núcleo, diferentes produções, que vão do livro-objeto artesanal à produção de tiragens em pequena e média escala a partir de mecanismo e maquinário de impressão digital, diferentes opiniões, como a preferência em produções de peças únicas ou a importância da tiragem de uma publicação artística, são aspectos que levam às reflexões e ampliam de forma infinita os limites do livro de artista e de sua publicação artística. Assim, o Núcleo vem atuando em diversas frentes, através de ações diretas ou em parceria com instituições e espaços voltados para o pensamento e a produção artística contemporânea.

“…a edição artística teve o poder efetivo de propor uma forma inédita de erudição, verbo-visual à cultura, espaço simbólico maior que a arte.” Paulo Silveira

Ações e atividades do Núcleo:

  • Aulas, palestras, oficinas e grupos de estudo;
  • Artigos e ensaios publicados em meios impressos ou digitais;
  • Publicações artísticas coletivas e individuais;
  • Organização de exposições e eventos voltados ao livro de artista;
  • Promoção e coleção de leituras e traduções intersemióticas de livros de artista.
  • Participação em feiras de editoras independentes e de arte

Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram: @nucleolivrosdeartista

Sobre as Coordenadoras

Fabiola Notari é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou de 2012 a 2020. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Ambas as iniciativas são apoiadas e realizadas na Casa Contemporânea. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção artística.

www.fabiolanotari.com

É co-fundadora do Instituto Angelim, o qual promove ações através da educação, arte, cultura, economia criativa e cidadania para incentivar a equidade de gênero na economia produtiva do país.

institutoangelim.org

Marisa Garcia de Souza, carioca, encadernadora profissional há trinta e cinco anos. Atualmente em São Paulo, dedica-se à área da Encadernação-de-Arte – sua paixão! – e às diversas artes ligadas ao livro. Publica edições de arte através de sua editora Edições do Balão

Cursos e Grupos de Estudos Online

  • grupo-bolsas

    Propõe diálogos entre o universo das publicações e edições de artista com os conceitos de memória, esquecimento e tempo…

  • grupo-bolsas

    O Entre Pontos – Grupo de estudos e produção em bordado e arte têxtil teve início na Casa Contemporânea em dezembro de 2019 e tem como objetivo o desenvolvimento e acompanhamento…

  • Núcleo de Livros de Artistas – 2021/1

    A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista. O processo vai consistir em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista…

  • Núcleo de Livros de Artistas – 2021/1

    A proposta do curso é criar uma enciclopédia com folhas, um livro de artista que nascerá a partir do estudo da biologia das folhas.

Projetos e Eventos do Núcleo

  • Núcleo Livros de Artista - Quarentena

    O livro “Expandir o presente, criar o futuro” é uma obra coletiva, pensado por dezesseis mulheres de diferentes espaços territoriais, nacionalidades, com culturas e formação profissional diversas.

  • Eventos

    Live – O fator arte no mundo dos livros, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza.

  • Núcleo Livros de Artista - Quarentena

    Instituto Pavão Cultural e Grupo de estudos ‘Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos’ convidam para a exposição Narrar histórias, construir memórias.