O universo da encadernação, com Marisa Garcia de Souza

O universo da encadernação, com Marisa Garcia de Souza
Zwei Arts

Núcleo de Livros de Artista – Palestra

O universo da encadernação, com Marisa Garcia de Souza

O que é uma encadernação artística? Qual é o profissional que executa este trabalho? Como é sua formação? Estas e outras perguntas serão respondidas por Marisa Garcia de Souza nesta palestra. Com o objetivo de desmistificar o universo da encadernação, a profissional contará a partir de seu percurso profissional o caminho a ser percorrido por entre os livros, clientes, coleções e biblioteca.

Palestra | carga horária total de 2 horas
Data e horário:
14 de março de 2020 (sábado), das 11h às 13h
Investimento: R$20,00 *haverá sorteio de souvenir cedido pela palestrante

Clique aqui e faça sua inscrição pelo site  ou pelo telefone (11) 2337-3015.

Sobre a Palestrante 

Marisa Garcia de Souza nasceu, em 1954, no Rio de Janeiro/RJTrabalha e vive em São Paulo/SP. Seu primeiro encontro com a encadernação foi nos anos 60, aos 12 anos. Retoma o contato e o interesse com o ofício ao terminar a Faculdade de Letras.

Depois de uns anos de formação no Rio foi para a Europa, aprofundar seus conhecimentos, fazendo cursos na Escola de Artes Aplicadas do Vésinet – AAAV, com a professora a Sün Evrard, que a guiou, aconselhou e introduziu ao mundo da encadernação de arte contemporânea e do livro de artista.

Teve como professores Godeliève Dupin de Saint-Cyr, Paula Gourley, Annie Persuy  e Hélène Jolis. E mais recentemente David Sellars, Dominiq Riley, Kathy Abbott, Sol Rébora e Pénélope Guidoni. É membro da Association des Amis de la Reliure d’Art (ARA), seções França; da associação britânica Designer Bookbinders e da norte-americana American Guild of Bookworkers.

Fez parte, como convidada, do grupo “Les Pages Bien Gardées” e “Tomorow’s Past”, que lançaram, em 2001, os fundamentos de uma concepção inovadora para a encadernação do século XXI.

No Rio, em 1992, instalou seu ateliê próprio onde trabalhou durante vinte e cinco anos atendendo colecionadores, bibliófilos e instituições. Nessa mesma época, conheceu o mestre-encadernador Ernesto Berger, que a apresentou às técnicas alemãs. Em 1995, fundou a firma “Palmarium Encadernações de Arte”, juntamente com Cristina Viana Tenenbaum e Isabel Corrêa do Lago. Em 2005, se afasta da firma para se dedicar a aulas, projetos especiais e consultorias dentro do mundo das artes dos livros atividades onde se mantém ativa até hoje.

Em 2019, Marisa Garcia de Souza realiza sua primeira exposição individual em São Paulo, na qual apresenta livros de artista e encadernações de arte desenvolvidas ao longo de toda sua trajetória. A mostra Minha Trajetória no Mundo dos Livros, ocupou todo o espaço expositivo da Casa Contemporânea durante o mês de setembro. Saiba mais.

  • Núcleo de Livros de Artistas - 2020/1
    blank

    O que é isogravura? Para que serve? Essa oficina traz não apenas respostas a essas perguntas, mas propõe-se a introduzir pensamentos e práticas artísticas ao cotidiano dos alunos…

    blank
  • Núcleo de Livros de Artistas - 2020/1
    blank

    Livro de artista ou livro-objeto? O objeto livro é apresentado por meio da encadernação back-to-back, com o intuito de explorar a tridimensionalidade no livro de artista…

    blank
  • Núcleo de Livros de Artistas - 2020/1
    blank

    Julian Campos é artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas…

    blank
  • Núcleo de Livros de Artistas - 2020/1
    blank

    Bruno Oliveira é artista gráfico e professor. Graduado em Comunicação Social, atua desde 2006 tendo como principal foco de pesquisa as técnicas manuais de reprodução…

    blank
  • Núcleo de Livros de Artistas - 2020/1
    blank

    O que é uma encadernação artística? Qual é o profissional que executa este trabalho? Como é sua formação? Estas e outras perguntas serão respondidas por…

    blank
  • Arquivo
    blank

    A proposta do curso é criar uma enciclopédia com folhas, um livro de artista que nascerá a partir do estudo da biologia das folhas.

    blank