Núcleo de Livros de Artista – Palestra
O universo da encadernação, com Marisa Garcia de Souza
O que é uma encadernação artística? Qual é o profissional que executa este trabalho? Como é sua formação? Estas e outras perguntas serão respondidas por Marisa Garcia de Souza nesta palestra. Com o objetivo de desmistificar o universo da encadernação, a profissional contará a partir de seu percurso profissional o caminho a ser percorrido por entre os livros, clientes, coleções e biblioteca.
Palestra | carga horária total de 2 horas
Data e horário: 14 de março de 2020 (sábado), das 11h às 13h
Investimento: R$20,00 *haverá sorteio de souvenir cedido pela palestrante
Clique aqui e faça sua inscrição pelo site ou pelo telefone (11) 2337-3015.
Sobre a Palestrante
Marisa Garcia de Souza nasceu, em 1954, no Rio de Janeiro/RJ. Trabalha e vive em São Paulo/SP. Seu primeiro encontro com a encadernação foi nos anos 60, aos 12 anos. Retoma o contato e o interesse com o ofício ao terminar a Faculdade de Letras.
Depois de uns anos de formação no Rio foi para a Europa, aprofundar seus conhecimentos, fazendo cursos na Escola de Artes Aplicadas do Vésinet – AAAV, com a professora a Sün Evrard, que a guiou, aconselhou e introduziu ao mundo da encadernação de arte contemporânea e do livro de artista.
Teve como professores Godeliève Dupin de Saint-Cyr, Paula Gourley, Annie Persuy e Hélène Jolis. E mais recentemente David Sellars, Dominiq Riley, Kathy Abbott, Sol Rébora e Pénélope Guidoni. É membro da Association des Amis de la Reliure d’Art (ARA), seções França; da associação britânica Designer Bookbinders e da norte-americana American Guild of Bookworkers.
Fez parte, como convidada, do grupo “Les Pages Bien Gardées” e “Tomorow’s Past”, que lançaram, em 2001, os fundamentos de uma concepção inovadora para a encadernação do século XXI.
No Rio, em 1992, instalou seu ateliê próprio onde trabalhou durante vinte e cinco anos atendendo colecionadores, bibliófilos e instituições. Nessa mesma época, conheceu o mestre-encadernador Ernesto Berger, que a apresentou às técnicas alemãs. Em 1995, fundou a firma “Palmarium Encadernações de Arte”, juntamente com Cristina Viana Tenenbaum e Isabel Corrêa do Lago. Em 2005, se afasta da firma para se dedicar a aulas, projetos especiais e consultorias dentro do mundo das artes dos livros atividades onde se mantém ativa até hoje.
Em 2019, Marisa Garcia de Souza realiza sua primeira exposição individual em São Paulo, na qual apresenta livros de artista e encadernações de arte desenvolvidas ao longo de toda sua trajetória. A mostra Minha Trajetória no Mundo dos Livros, ocupou todo o espaço expositivo da Casa Contemporânea durante o mês de setembro. Saiba mais.